Queila Lodi Chiapetti

Preocupação em excesso? Cuidado com a Síndrome de Burnout

Um ambiente competitivo, tarefas desgastantes, uma rotina lotada de responsabilidades. Mesmo em casa, as obrigações nunca acabam. Alguns detalhes para resolver pelo celular, um e-mail que precisa ser enviado com urgência e, ainda assim, é difícil cumprir todos os afazeres. Quando você finalmente é vencido pelo cansaço e repousa na cama, a preocupação e a ansiedade continuam martelando em sua mente.

Enquanto isso, o tempo para espairecer, conversar com os amigos e a família, comer sem pressa ou relaxar alguns minutos que sejam na água do banho, ficam cada vez mais escassos, raros. Você consegue lembrar qual foi a última vez que teve tempo para fazer o que gosta sem cobranças?

Para você que chegou no limite da exaustão física e, é importante parar um pouquinho essa rotina alucinada e ler esse texto sobre a Síndrome de Burnout.

Aqui você pode encontrar as respostas que está procurando!

O que é a Síndrome de Burnout?

A síndrome de Burnout é um distúrbio emocional que acontece em resposta à exaustão psíquica extrema. Ela ocorre normalmente quando se está sob estresse de maneira contínua, principalmente ao realizar trabalhos que demandam responsabilidade e tempo excessivos.

É como se o seu cérebro chegasse a um limite. A própria tradução do termo Burnout explica: queimar ou esgotar.

Por ser uma síndrome, o Burnout pode se manifestar de diferentes maneiras, assim como se camuflar em outros problemas emocionais. Por esse motivo, é importantíssimo buscar o fator de sobrecarga, principalmente no âmbito das obrigações, do trabalho ou daquilo que gere consequências emocionais negativas.

O que causa a Síndrome de Burnout?

A causa da síndrome de Burnout pode ser resumida na palavra sobrecarga. Lembrando que o Burnout acontece quando o indivíduo está sobrecarregado com funções e obrigações, em tensão constante.

Portanto, é muito comum encontrar, na classe dos trabalhadores, o maior grupo de pessoas que sofre com a síndrome: autônomos, líderes de empresa e profissionais liberais.

Por fim, não existe uma única causa para a Síndrome, nem um comportamento específico que leve a ela. Seu principal predisponente é o desequilíbrio emocional que vem com a sensação de perda do controle.

É quando sentimos que deixamos de dar conta até das tarefas mais básicas, como se a mente entrasse em “tela azul”.

Como saber se tenho Síndrome de Burnout?

Além de perceber a sobrecarga e notar que está acumulando funções no seu trabalho, veja alguns sintomas que podem aparecer:

  • Cansaço excessivo, físico e mental
  • Perda ou aumento do apetite
  • Insônia
  • Dificuldade de concentração
  • Negatividade e reatividade
  • Alteração do hábito intestinal
  • Isolamento social
  • Dores musculares
  • Pressão alta

Percebeu que sente alguns desses sintomas? Procure ajuda profissional para cuidar da sua saúde. E lembre-se que preocupação em excesso pode significar que você precisa de uma ajuda especializada no seu negócio. Neste caso, eu posso ajudar você com os meus serviços de assistente virtual.

Fale comigo agora mesmo e agende uma reunião online. Quando quiser, é só me chamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *